Trocando em Míudos
A importância da comunicação na Previdência

Um fundo de pensão é uma entidade sem fins lucrativos, que atua num segmento normalizado e fiscalizado pelo governo, administrando recursos que não são seus (são dos planos de benefícios que administra) para fazer frente ao pagamento de benefícios diversos no futuro. Para dar conta de suas tarefas, em geral, conta com um quadro fixo de funcionários e contrata consultorias e assessorias diversas, sobretudo para áreas mais especializadas.

Com o simples parágrafo acima, já é possível definir um grande número de interlocutores com os quais um fundo de pensão precisa se comunicar. São participantes (assistidos, ativos etc), funcionários, órgãos de governo, outras entidades similares, prestadores de serviço etc. Para cada um deles, é preciso manter um relacionamento positivo, baseado em comunicação clara e que atenda ao objetivo estratégico do fundo.

Muitas vezes, até mesmo por conta das inúmeras responsabilidades que recaem sobre os gestores de uma entidade fechada de previdência complementar, ainda é comum a comunicação da entidade ficar restrita àquela de caráter legal e periódico, imposta pelo governo às entidades de previdência.  Há, no entanto, formas de conduzir a comunicação da entidade para, por exemplo, conciliar a sua atuação às reais demandas de participantes e patrocinadores dos planos por ela administrados. E para atender ao principal objetivo estratégico da comunicação continuada num fundo de pensão: apresentar os resultados da gestão com a maior transparência possível.

Cabe lembrar que a boa comunicação é um dos principais atributos considerados na escolha do fundo de pensão para administrar um plano de benefícios.

Muitos são os instrumentos atualmente utilizados pela comunicação das entidades: malas-diretas, cartas-circulares, jornais e informativos, contatos telefônicos, palestras, eventos, correio eletrônico, sítios na Internet. E não resta dúvida de que a tecnologia tem um papel cada vez mais importante neste setor, até mesmo pela redução de custos que propicia.

A Prevhab tem-se esforçado, ao longo dos últimos anos, para melhorar a sua comunicação, sobretudo com seus participantes. Isto tem sido feito com a inserção de novos canais de comunicação e a valorização daqueles já existentes, adotando-se sempre a linha de transparência total.

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