Trocando em Míudos
O que é Tábua de Mortalidade?

Um Plano de Benefícios dispõe sempre de muitos recursos, pois a sua função é acumular as contribuições realizadas em favor do seu participante, durante a fase de atividade profissional deste.  O participante somente receberá esses recursos de volta após a aposentadoria e, ainda assim, em parcelas mensais vitalícias.

Então, como saber se o Plano de Benefícios, apesar de possuir volumosos recursos, dispõe do suficiente para cobrir as despesas com os pagamentos aos participantes, quando se aposentarem e durante toda a vida?

Quem cumpre esse papel é a reserva matemática, na medida em que é a expressão atual da responsabilidade futura do Plano de Benefícios. Essa reserva corresponde ao volume de recursos que o Plano de Benefícios deve dispor para atender os seus compromissos com todos os participantes.  Dito de outra forma, a reserva matemática é a diferença entre tudo o que o Plano tem a pagar a todos os participantes e tudo o que deles ou em nome deles deverá receber.

Acontece que, em um Plano de Benefício Definido - BD, os benefícios mensais devidos aos participantes são vitalícios. Para superar o impasse de não se saber o tempo de vida do participante, o Plano de Benefícios conta com a Tábua de Mortalidade e o Mutualismo.

Através da Tábua de Mortalidade, elaborada com base em estudos estatísticos, obtém-se a expectativa de vida em função da idade do participante.  Essa expectativa de vida é resultado que depende da época em que o estudo foi realizado e da população considerada.

Com base na expectativa de vida, é determinada a reserva correspondente ao participante, que, no entanto, não representa necessariamente o compromisso do Plano de Benefícios com esse participante, já que foi calculada com base apenas em uma expectativa.  O compromisso do Plano poderá ser maior ou menor que esse valor, dependendo do tempo de vida do participante.

Entra, então, em cena o mutualismo, através do qual as reservas individuais desaparecem ao serem todas reunidas em uma única reserva coletiva.  Em relação a essa reserva coletiva, as expectativas tendem a se realizar, pois os desvios individuais para mais e para menos tendem a anular-se.

Além disso, uma das funções da Reserva de Contingência é cobrir eventuais desvios na reserva coletiva (reserva matemática).

Recentes

Outros

Rua da Glória, 306 - 10º e 11º andares - Glória
Rio de Janeiro - RJ / CEP 20241-180
Tel: (21) 2212-5700 / Fax: (21) 2212-5743
CNPJ: 42.174.631/0001-77