Trocando em Míudos
O que é e como funciona o Fundo Administrativo?

O Fundo Administrativo registra o resultado do movimento de receitas e despesas administrativas do plano de benefícios. Como se fosse uma conta bancária, seu saldo ao final do mês cresce quando as receitas administrativas são maiores do que as despesas administrativas – neste caso, diz-se que houve uma “constituição”. Já quando o saldo diminui, pelo fato de as despesas serem maiores que as receitas no período, há uma “reversão” do fundo administrativo.

O funcionamento do fundo administrativo é a forma mais evidente para se demonstrar que os fundos de pensão não possuem finalidade de lucro. Tudo o que a entidade recebe (receitas) além das despesas é revertido para o próprio plano de benefícios, através do seu fundo administrativo.

Estes recursos acumulados no fundo administrativo do plano são aplicados no mercado financeiro, e os resultados desses investimentos revertem, mais uma vez, para o próprio fundo administrativo.

Assim, como uma conta bancária comum tem o seu saldo e a sua movimentação detalhados num extrato bancário, o Fundo Administrativo tem o seu fluxo apresentado, mensalmente, no DPGA – Demonstração do Plano de Gestão Administrativa.

Recentes

Outros

Rua da Glória, 306 - 10º e 11º andares - Glória
Rio de Janeiro - RJ / CEP 20241-180
Tel: (21) 2212-5700 / Fax: (21) 2212-5743
CNPJ: 42.174.631/0001-77